Modelo de Redação sobre Gravidez na Adolescência
Modelos de redação

Modelo de Redação sobre Gravidez na Adolescência

Confira uma redação modelo sobre o tema gravidez na adolescência, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Modelo de Redação sobre Gravidez na Adolescência

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 8 de Setembro de 2022

Olá, tudo bem?

É cada vez maior o número de jovens que engravidam precocemente no Brasil. Essa mudança de vida pode impactar na vida financeira e profissional de meninas que precisam criar seus filhos.

Então é fundamental discutir sobre os impactos da Gravidez na Adolescência no país. Bora ver um Modelo de Redação sobre esse assunto?

Veja uma redação sobre O desafio no combate a gravidez na adolescência, compare com a sua redação e se inspire:

INTRODUÇÃO

No contexto atual o problema da gravidez na adolescência cresce em solo tupiniquim. Segundo a OMS, é considerada gravidez precoce quando ela ocorre dos 10 aos 19 anos, ou seja, entre a população feminina mais jovem. É preciso ressaltar, portanto, as causas e as consequências da maior parte das gestações, que estão sobretudo na falta de discussão sobre educação sexual e pode provocar a evasão escolar nas mulheres que precisam cuidar de seus filhos.

DESENVOLVIMENTO

É preciso observar primeiramente que a ausência de ensino sobre sexualidade nas escolas públicas e privadas brasileiras agrava a questão. No livro Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, a personagem Remédios casa-se com um homem e engravida após sua primeira menstruação. Entretanto, por se tratar de uma gravidez de risco pelo fato de seu corpo ainda não ser preparado para gerar uma vida, a personagem falece. Fora da ficção, a educação sexual nas escolas poderia evitar que as jovens precisassem enfrentar problemas de saúde sérios, seja o risco de ser infectado sexualmente pela ausência de camisinha, seja o perigo de engravidar por desconhecimento de métodos contraceptivos eficazes. Entretanto, a negligência governamental impede que tal ato seja executado no ensino do país.
Em segunda análise, uma gravidez indesejada pode provocar o abandono dos estudos por parte das jovens mães. O documentário Meninas mostra a triste realidade de meninas como Evelin, que tinha 13 quando engravidou de um adolescente de 22 envolvido no tráfico de drogas. Infelizmente esses casos revelam o impacto que uma gestação inapropriada pode causar, principalmente na criança que nascerá precisando de suporte, e o despreparo dos pais, que na maior parte das vezes são aqueles que também precisam de amparo. É evidente a necessidade de discutir mais sobre a situação, visto que a sociedade acredita que omitindo a discussão irá solucionar o problema, o que é errôneo e pode trazer consequências catastróficas.

CONCLUSÃO

Dessa maneira, faz-se necessário pensar em medidas que resolvam esse impasse. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde deve promover projetos mensais em todas as escolas públicas do país com a participação de médicos do SUS, que por meio de palestras irão instruir os adolescentes. A participação dos estudantes, ainda, será incentivada através da bonificação na nota final para estes de modo a conscientizar os jovens desde cedo sobre o assunto e debater sobre os riscos em torno da gravidez precoce. Assim, o assunto não será mais encarado como tabu, se romperá com o preconceito ainda presente na sociedade brasileira com relação ao tema e casos como os de Remédios e Evelin não se repetirão no país.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: há a escrita de uma excelente redação, com desenvolvimento de um texto formal em português. Entretanto, muitos desvios gramaticais e sintáticos foram encontrados, o que prejudica a nota nessa competência. Portanto, leia os comentários adicionados em azul claro para entender os erros e saber como melhorar.
atenção: observe o uso das vírgulas no texto, além da concordância adequada das palavras; evite repetir palavras em contexto muito próximo, porque esse momento torna o texto informal;

COMPETÊNCIA 2: há a estruturação um bom texto dissertativo-argumentativo, com excelentes parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão sobre o tema. Além disso, há a presença de ótimos repertórios socioculturais que ajudam a contextualizar o tema e fortalecer a defesa do ponto de vista sobre o tema. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: a redação é organizada de maneira adequada, com presença de projeto de texto. Assim, há a citação dos argumentos na introdução e a retomada do repertório na conclusão do parágrafo. Além disso, os parágrafos argumentativos apresentam impecável análise crítica do problema em defesa da tese. Muito bom, continue assim!

COMPETÊNCIA 4: há no texto a presença de conectivos que ajudam a garantir a coesão e a coerência textual das frases e parágrafos. Dessa maneira, as ideias se complementam e se relacionam. Além disso, nenhum caso de marca de oralidade foi encontrado, como a escrita de frases longas ou palavras no gerúndio. Essas ocorrências devem continuar sendo evitadas, porque tornam seu texto informal.

COMPETÊNCIA 5: você apresenta um ótimo parágrafo de conclusão, com ênfase na necessidade de resolver o problema. A proposta é completa, pois apresenta agente (quem vai fazer a ação), ação (o que vai ser feito), modo de fazer a ação (como a ação vai ser colocada em prática), finalidade (objetivo de fazer a ação) e detalhamento da finalidade. Brilhante!

Espero que você tenha gostado desse modelo! Dá uma olhada em outros que podem te ajudar:

MODELO DE REDAÇÃO SOBRE EVASÃO ESCOLAR
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS

Até a próxima!

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Conheça o método que garante 900+ na redação

Não dependa de modelos de redação prontos. Aprenda a escrever uma redação nota 1000 com o método que eu usei para ser aprovada na UFRJ.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04