Modelo de Redação sobre Saúde Mental

Confira uma redação modelo sobre os tema saúde mental, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 21 de Maio de 2021

De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Por isso, é fundamental discutir sobre esse tema que pode ser abordado na Prova do ENEM. Veja a Redação sobre Saúde mental como desafio da sociedade brasileira, compare com a sua redação e se inspire:

INTRODUÇÃO

No filme Divertidamente é possível perceber como funcionam as emoções de Riley, a personagem principal. O longa ensina uma importante lição a respeito da necessidade de aprender a lidar com os sentimentos. Fora da ficção observa-se como desafio da sociedade brasileira a questão da saúde mental, visto que o problema é potencializado pela negligência da população com relação aos transtornos mentais, o que acaba por agravar a situação dos indivíduos e elevar ainda mais o preconceito. Logo, é fundamental discutir sobre o assunto.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que ignorar a saúde mental não é a melhor saída para resolver o problema, já que é alto o número de casos de depressão que evoluem para o suicídio. Segundo a OMS, uma pessoa se mata a cada 40 segundos e isso é relatado no documentário Not Alone, em que a protagonista de 16 anos precisa lidar com o trauma da partida repentina de sua melhor amiga e as questões dolorosas provocadas pela situação de suicídio que precisou enfrentar. Dentro e fora da ficção isso poderia ser evitado se os indivíduos direcionassem à saúde psicológica os mesmos cuidados que oferecem à saúde física. Por isso esses casos merecem atenção, pois podem ocorrer com todos.
Deve-se ressaltar também que a discriminação que pessoas que se preocupam com a saúde mental sofrem colabora para a negligência do problema. O livro Holocausto Brasileiro relata a tragédia ocorrida no maior hospital psiquiátrico do Brasil, em Barbacena, local conhecido como Cidade dos Loucos e onde morreram mais de 60 mil pessoas. Lá era oferecido tratamento desumano aos pacientes, que muito foram discriminados antes de morrerem. Dessa forma, é evidente que os indivíduos não se preocupam com saúde psicológica e o Governo ainda não oferece o suporte que a população precisa, apesar desse direito social ser previsto na Constituição, propõe ações efetivas para mudar essa realidade.

CONCLUSÃO

Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve promover, nas instituições escolares de todo o país, discussões sobre o perigo de negligenciar a saúde mental para que os jovens tornem-se mais conscientes e disponíveis para ajudar os que mais precisam. Isso pode ser feito por meio de encontros nos finais de semana - previstos na grade curricular - mediados por psicólogos e psiquiatras a fim de que a realidade brasileira se altere. Também é fundamental que o Ministério da Saúde coloque a disposição da população profissionais qualificados e isso deve ser feito através da atuação de psicólogos em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para minimizar o número de suicídios. Assim, a população estará pronta para lidar com suas emoções e aprenderá a lição que o longa Divertidamente deseja promover.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:


COMPETÊNCIA 1: o texto é desenvolvido com linguagem formal adequada dentro dos parâmetros exigidos na Prova do ENEM. Além disso, não há ocorrência de desvios de ordem gramatical (como uso inadequado das vírgulas, acentuação, concordância e etc), mas sintáticos sim - como truncamento, quando parte do sentido da frase fica prejudicado pela ausência de informações ou má organização da frase. Mesmo assim, a ocorrência é raríssima a não atrapalha a nota nessa competência!

COMPETÊNCIA 2: após a leitura da redação é possível perceber a compreensão plena do tema proposto e ainda o uso de variados repertórios para defender a tese. Além disso, há o conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo e a construção de forma brilhante dos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Excelente, parabéns!

COMPETÊNCIA 3: ao observar a introdução é notório que um projeto de texto foi pensado pela citação breve dos argumentos lá. O candidato ainda citou novamente o filme Divertidamente na conclusão, retomando o repertório usado no início do texto. Tratando-se dos parágrafos de desenvolvimento, eles possuem tópico frasal (resumo da ideia que foi usada como argumento) e a redação demonstra conhecimentos de outras áreas (como o documentário Not Alone e o livro Holocausto Brasileiro). Essas duas informações foram articuladas de forma impecável para fortalecer o ponto de vista.

COMPETÊNCIA 4: o candidato demonstra saber a importância de usar conectivos ao longo do texto e os utiliza tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Além disso, o uso de pronomes, conjunções e outros mecanismos linguísticos está impecável, por isso o texto é coerente e coeso. O texto não conta com escrita de expressões de cunho informal como palavras no gerúndio ou frases longas. Muito bom!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão se inicia com a retomada da problematização, seguida da sugestão de duas ações para resolver a questão. Tanto a primeira quanto a segunda são muitíssimo bem detalhadas, respeitando os direitos humanos e sendo possíveis de serem feitas. Especificamente na primeira há a presença de agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e bastante detalhamento. Excelente!

Bons estudos e até a próxima!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.