Modelo de Redação sobre Influenciadores digitais
Modelos de redação

Modelo de Redação sobre Influenciadores digitais

Confira uma redação modelo sobre os tema influenciadores digitais, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Modelo de Redação sobre Influenciadores digitais

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 31 de Maio de 2022

Olá vestibulando, tudo bem?

Tenho certeza que você sabe muito bem reconhecer um influenciador digital. É cada vez mais fácil encontrar pessoas com muitos seguidores que impactam sua audiência e os influenciam a tomar uma determinada atitude.

Por isso, é fundamental discutir sobre esse tema que pode ser escolhido no próximo ENEM. Dá uma olhada no Modelo de Redação sobre O impacto dos influenciadores digitais na sociedade de consumo, compare com a sua e se inspire:

INTRODUÇÃO

É evidente que os influenciadores digitais impactam de forma negativa o consumo da sociedade brasileira e impedem que seja vivido o que é retratado no livro Utopia, de Thomas More: um corpo social padronizado pela ausência de conflitos e problemas. Com isso, é preciso refletir sobre ausência de percepção de possíveis golpes aplicados, além da falta de assistência governamental para lidar com a questão. Por isso, é preciso que os tupiniquins estejam a esse problema.

DESENVOLVIMENTO

Deve-se ressaltar a ingenuidade de parte da população brasileira na interpretação de informações, o que facilita golpes na internet. Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler possuía um discurso poderoso que ressaltava a raça ariana; com linguagem incisiva ele arrastou multidões em favor do nazismo, mas os alemães que não imaginavam as atrocidades que eram realizadas. Essa mesma atitude pode se repetir hoje, já que influenciadores argumentam e interferem na compra de produtos que não são usados por essas personalidades. Assim, há um grande desinteresse da população em debater sobre o assunto, já que aqueles que sofrem golpes se silenciam pela vergonha de serem enganados, o que gera ainda mais crimes como esse.
Não se pode esquecer também que a negligência do Governo, que se posiciona de forma omissa com relação ao problema. Durante a Era Vargas, a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) era o órgão responsável por transmitir notícias favoráveis ao Governo, de modo a censurar as críticas. Assim, a população era privada de saber de todas as informações, uma vez que era manipulada. Atualmente, há a liberdade de expressão tanto nos meios de comunicação quanto nas redes sociais, mas os órgãos governamentais não monitoram as informações a fim de conscientizar a população sobre mentiras falsas e propagandas enganosas. Essa ausência total de monitoramento contribui para que influencers atuem de forma explícita, porque sabem que não serão punidos.

CONCLUSÃO

Logo, medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse. O Ministério da Educação - por meio de uma parceria público-privada com as mídias - deve promover propagandas que evidenciem a vulnerabilidade da população, através de exemplos que deixem explícito os malefícios da influência negativa de personalidades digitais relacionados ao consumo. Esses anúncios devem ser feitos durante intervalos comerciais de modo a conscientizar a população brasileira e provocar a reflexão sobre seus comportamentos, principalmente na internet. É fundamental também que o MEC ofereça programas de educação digital nas escolas para orientar os alunos a respeito do assunto. Dessa maneira, o Brasil chegará mais perto do padrão descrito por Thomas More em Utopia.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:


COMPETÊNCIA 1: a linguagem utilizada na redação é muito clara e formal, por isso a mensagem é compreendida facilmente. Isso é fundamental, assim como verificar se o texto possui desvios gramaticais ou sintáticos. Você deve evitar principalmente problemas de truncamento (quando um trecho da frase não fica muito claro pela ausência de informações importantes ou má organização da frase). Ler a redação escrita antes de enviar para a correção, pode te ajudar nisso!

COMPETÊNCIA 2: o tema é muito bem compreendido e a discussão sobre o assunto é feita de forma adequada, conforme a proposta solicitou. Há conhecimento sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, já que ótimos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão são feitos. Além disso, as alusões históricas da Segunda Guerra Mundial e da Era Vargas são muito pertinentes ao assunto, ou seja, o repertório sociocultural usado é muito produtivo. Muito bom, continue assim!

COMPETÊNCIA 3: ao ler a redação é possível ver que ela possui projeto de texto, isto é, houve uma organização das informações que seriam levadas para a redação antes que ela fosse escrita pra valer. Fazer isso pode ajudar a selecionar as melhores ideias de argumentos e repertórios que serão levados para o texto, então continue fazendo! Os parágrafos argumentativos são muito bem desenvolvidos, principalmente pela presença de tópico frasal e conhecimento de outra área unidos em defesa do ponto de vista. A análise crítica feita no final dos parágrafos sobre o problema foi muito bem desenvolvida, excelente!

COMPETÊNCIA 4: a redação possui conectivo no início de todos os parágrafos e no interior das frases e isso é ótimo! Os conectivos e outros mecanismos linguísticos como o pronome "esse" são importantes para garantir a coesão e a coerência textual, ou seja, a associação entre as ideias. Isso é fundamental, além de evitar as marcas de oralidade, que são situações que são adequadas na fala, mas não tão aprovadas na redação do ENEM. Essas marcas podem ser escrita de frases longas ou de palavras no gerúndio, cuidado!

COMPETÊNCIA 5: para concluir o texto são apresentadas duas propostas para resolver o problema. Elas respeitam os direitos humanos, são possíveis de serem colocadas em prática e estão coerentes com a argumentação. A primeira, que é a mais completa, apresenta agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e detalhamento do modo. Você detalhou muito bem cada item e tentou pensar numa ação concreta. Isso ajuda muito para construir uma excelente proposta de intervenção e garantir todos os pontos nessa competência. Muito bom!

Quer aprender a escrever uma redação 900+ igualzinha a esse modelo?

Partiu começar a se preparar agora para a redação e fazer desse o seu último ENEM? Conheça nossos planos e aproveite!

Até logo!

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04