Modelo de Redação sobre Invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher
Confira uma redação modelo do tema do ENEM 2023, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 26 de Agosto de 2024Imagina que você precise escrever uma redação sobre os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, será que você conseguiria?
Esse foi o tema de redação do ENEM 2023 e se você se sente inseguro, sem saber quais repertórios ou argumentos poderiam ser usados, estou aqui pra te salvar!
Veja agora um Modelo de Redação nota 1000 que vai te inspirar!
INTRODUÇÃO
É evidente que os desafios relacionados ao enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil representa um entrave para o progresso. De fato, embora na Constituição Federal — artigo 6, capítulo 2 — os direitos sociais, como assistência aos desamparados, sejam assegurados aos brasileiros, a realidade revela uma falha nesse processo, dada a existência do problema. Logo, pode-se afirmar que a questão é agravada pela negligência governamental e pelo silenciamento midiático a respeito do assunto.
DESENVOLVIMENTO
Convém destacar que a negligência governamental colabora para a permanência do empecilho, visto que a omissão do poder político torna-se um dos obstáculos para a superação do desamparo do labor doméstico. Dessa forma, o livro Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein, traduz bem esse fato a medida que expõe a garantia de direitos em documentos oficiais, mas também a não efetivação destes na prática. Sob esse viés, percebe-se que o Governo age com descaso com relação ao tema, visto que não toma medidas para solucionar o empecilho, deixando a resolução do mesmo em último plano. Assim, a ausência de ações por parte do Estado fomenta a cultura de invisibilidade e agrava o bem-estar dessas pessoas. Consequentemente, o poder público não cumpre com seus compromissos de garantir um trabalho em que as mulheres sejam valorizadas, mantendo-as na invisibilidade.
Ademais, pode-se afirmar que o silenciamento midiático é um fator potencializador do problema em debate, uma vez que contribui para perpetuação do imbróglio. De fato, a citação do sociólogo Pierre Bourdieu traduz bem, pois segundo ele "o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nessa perspectiva, nota-se que a ausência de abordagem do trabalho invisível realizado por mulheres em novelas e propagandas incentiva os brasileiros a ignorarem o tema, já que estes são condicionados a refletir conforme as posturas da mídia. Dessa maneira, os veículos midiáticos não lançam a devida atenção ao problema e contribuem para desinformação do assunto. Como consequência, a anulação das mulheres no Brasil em prol do bem-estar doméstico é, lamentavelmente, normalizada e, indiretamente, incentivada.
CONCLUSÃO
Portanto, é urgente adotar medidas para superar o empecilho desafios relacionados ao enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Logo, o Ministério da Educação, — órgão responsável por fornecer educação aos brasileiros — em parceria com o YouTube, devem criar um programa composto por uma série de vídeos que abordem o assunto conscientemente. Isso deve ser financiado por parcerias público-privadas entre educadores e criadores de conteúdo da plataforma, a fim de que os debates e rodas de conversa sejam amplamente divulgados para que a população seja conscientizada. Assim, aos poucos o panorama será transformado com o fito de promover uma sociedade mais justa e garantir o direito previsto na Constituição Federal.
Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:
Competência 1:
A estrutura sintática da redação está bem construída, com frases claras e coerentes. Não foram identificadas frases fragmentadas ou muito longas que prejudiquem a compreensão do texto. Quanto ao grau de formalidade, a linguagem utilizada é adequada para o contexto do ENEM, mantendo-se formal ao longo de todo o texto.
Competência 2:
Você demonstrou compreensão do tema proposto, abordando de forma consistente os desafios relacionados à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil. Além disso, enriqueceu o argumento com referências externas, como a citação do livro "Cidadão de Papel" de Gilberto Dimenstein e a menção ao sociólogo Pierre Bourdieu, o que fortaleceu a argumentação.
Competência 3:
A introdução apresenta de forma clara o tema a ser abordado na redação, indicando como será desenvolvido ao longo do texto. No desenvolvimento, os parágrafos trazem argumentos bem estruturados e com progressão de ideias, contribuindo para a coerência do texto. Já a conclusão retoma o principal argumento de forma satisfatória, fechando a discussão de maneira coerente.
Competência 4:
As ideias apresentadas ao longo do texto estão bem articuladas, sem contradições. Além disso, foram utilizados conectivos de forma adequada para garantir a coesão do texto, como no trecho "Dessa forma", "Assim", "Portanto", o que contribui para a organização e clareza das ideias apresentadas.
Competência 5:
Você apresentou uma proposta de intervenção coerente e bem detalhada, indicando o agente (Ministério da Educação), a ação (criar um programa de vídeos), o modo de ação (parcerias público-privadas) e a finalidade (conscientização da população). A proposta apresentada é viável e contribui para a resolução do problema abordado na redação.
Os comentários sobre essa redação foram feitos no coRedação, que usa Inteligência Artificial pra corrigir textos de forma detalhada, gratuita e instantânea.
Espero que você tenha gostado desse modelo! Dá uma olhada em outros que podem te ajudar:
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE EVASÃO ESCOLAR
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS
Até a próxima!
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04