Como fazer uma Redação (passo a passo)

Escrever Redações pode ser complicado se você não souber a técnica certa. Aprenda passo a passo como fazer uma Redação do ENEM.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 11 de Fevereiro de 2021

Eaí vestibulando, beleza?

Com certeza uma das maiores dificuldades dos estudantes é como fazer uma Redação para a prova do ENEM. Isso acontece porque o texto pedido possui muitas características particulares, por isso é preciso estar atento e entender exatamente o que o corretor espera de você.

Pensando nisso, separamos 10 passos para te ajudar a se preparar para a prova e garantir uma excelente nota, afinal, você não quer passar perrengue na hora de escolher o curso e a faculdade que deseja fazer né?

Então vamos lá!

1- Leia Redações nota 1000 das edições anteriores

A melhor maneira de entender qual texto você precisa escrever e o que é esperado da Redação do ENEM é lendo Redações nota 1000 de edições anteriores. Muitos alunos não consideram fazer isso por saberem que os temas das Redações do ENEM não se repetem.

Entretanto, essa leitura atenta de cada texto é importante para que você analise o que cada redação tem em comum e aplique nos seus textos aquilo que deu certo. Por isso, essa ação pode te ajudar a ver quantos parágrafos foram escritos, quantos repertórios foram usados, entre outras informações.

2- Saiba o que você não pode fazer

A leitura das Redações nota 1000 te ajudarão a entender o que pode e o que não pode aparecer no seu texto, mas também é importante conhecer as 5 Competências do ENEM, as regras usadas por corretores para corrigir os textos.

Nessas Competências são analisados se você escreve um texto formal, se usa argumentos ou ainda se apresenta uma proposta para amenizar o problema discutido, por exemplo.

Veja mais informações sobre a Competência 1
Veja mais informações sobre a Competência 2
Veja mais informações sobre a Competência 3
Veja mais informações sobre a Competência 4
Veja mais informações sobre a Competência 5

3- Crie o hábito de buscar repertórios em tudo

Na Redação do ENEM é muito importante que você use repertórios socioculturais, ou seja, conhecimentos de outras áreas que se relacionem com o tema. Muitos alunos consideram difícil lembrar de repertórios, mas muitas informações do seu dia a dia podem ser usadas: filmes, fatos históricos, livros, filósofos famosos, dados estatísticos, citações e até mesmo música!

Por isso, é importante que você crie o hábito de observar o mundo de forma crítica e se perguntar sempre de que maneira determinada informação poderia ser usada na prova, ou seja, em qual tema eu posso relacionar o filme X?

4- Escreva uma Redação por semana sobre diferentes temas

Engana-se quem pensa que basta ler exemplos de redações ou informações sobre a prova para escrever um bom texto. Praticar usando os moldes da Redação do ENEM é fundamental para perceber suas dificuldades, cronometrar o tempo de escrita e te deixar mais seguro.

O ideal é que você escreva uma Redação por semana, assim praticará sobre vários temas e poderá perceber em quais assuntos tem mais dificuldades e saná-las. Disciplina é tudo!

5- Leia com atenção os textos de apoio

Na prova do ENEM os temas são apresentados em formato de frases e todos são acompanhados de textos de apoio. Muitos vestibulandos ignoram os textos, leem a frase-tema e já querem começar o texto. Essa atitude, no entanto, pode ser muito prejudicial e te fazer fugir do tema.

Por isso, leia também os textos motivadores, pois eles cumprem a importante função de direcionar sua redação, além de te dizerem de forma indireta sobre qual assunto é esperado que você discuta. Não dê bobeira, hein!

6- Responda 3 perguntas principais

Para começar a desenvolver seu texto é fundamental pensar em algumas questões que te guiarão na construção dos parágrafos. Primeiramente, é importante pensar qual é o problema por trás da frase que será justamente sua introdução. Você deve apresentar o tema e problematizá-lo, afinal os Temas de Redação do ENEM são sempre problemas vividos na sociedade atual.

Você também precisa se questionar também porque isso é um problema. As respostas dessa pergunta te mostrarão seus argumentos, que devem aparecer obrigatoriamente no seu texto. O ideal é que você pense em duas respostas para desenvolver dois parágrafos argumentativos.

Por fim, você deve pensar em como esse problema pode ser resolvido, ou seja, uma proposta de intervenção que solucione o problema a curto ou longo prazo. Ela deve respeitar os direitos humanos, resolver a questão discutida e ser possível de ser colocada em prática.

7- Controle o tempo

Sempre que você for escrever uma redação, observe o tempo que leva para começar e terminar e tente sempre otimizá-lo. Não se esqueça que na Prova do ENEM você precisa fazer outras 4 provas.

Assim, é importante desenvolver estratégias para escrever seu texto em 1 hora no máximo e levar em conta o contexto de ansiedade e nervosismo que você precisará lidar no dia da prova.

8- Faça o rascunho

Muitos alunos acreditam que ignorar o rascunho pode fazer com que você escreva a Redação mais rápido. Na realidade, isso pode ser muito ruim, pois sem o rascunho você perderá muito mais tempo pensando nas ideias, além de correr um risco maior de rasurar seu texto.

Por isso, não deixe de fazer o rascunho, tanto no momento em que estiver praticando a Redação quanto no dia da prova do ENEM.

9- Revise seu texto

Além de fazer o rascunho é importante ler aquilo que escreveu antes de passar para a Folha Oficial. Essa leitura pode te mostrar problemas que você não tinha percebido antes e assim corrigi-los.

O ideal é que além da leitura você passe a limpo sua redação com calma, sempre observando as frases que escreveu e fazendo uma nova leitura dos parágrafos para errar o mínimo possível.

10- Leia o feedback do corretor com atenção

O passo mais importante é investir na correção das suas redações. Com isso, você percebe mais rápido onde está errando e pode melhorar seu texto e consequentemente sua nota.

No CoRedação, além de receber uma correção super detalhada de acordo com as Competências do ENEM e feita por profissionais que entendem do assunto, você contará com o Curso CoRedação, que te ensinará a técnica certa para escrever uma redação do zero e garantir mais de 900 na Prova do ENEM.

Não deixe para investir no seu futuro amanhã e comece a estudar HOJE!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM!

Receba correções detalhadas da sua redação, estude com nosso curso exclusivo, acesse temas quentes (apostas para o ENEM 2020) e muito mais