Modelo de Redação sobre Alfabetização no Brasil

Confira uma redação modelo sobre os tema alfabetização no Brasil, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 09 de Abril de 2021

De acordo com o IBGE, dos 11,8 milhões de brasileiros analfabetos hoje, grande parte já é adulta.

Por esse motivo, este assunto pode ser tema da Redação do ENEM. Veja a Redação sobre Desafios no processo de alfabetização no Brasil, compare com a sua redação e se inspire:

INTRODUÇÃO

É evidente que desafios precisam ser superados com relação à alfabetização no Brasil, pois embora a Constituição Brasileira garanta no Artigo 6 - Capítulo 2 que a educação é um direito social, ela não é ofertada de forma igualitária para todos. Isso acontece principalmente pela estrutura precária das escolas do país e pela falta de incentivo à leitura na infância. Por isso, é cada vez mais comum encontrar jovens ou adultos que não sabem ler e escrever, questão que precisa ser debatida e resolvida.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que a precarização das instituições escolares operam como fator estimulante do desinteresse dos alunos. Apesar do país ter recebido, durante o Período Joanino, a família real e com eles uma ampla quantidade de acervos literários, isto não é valorizado nem pelos alunos e nem pelo próprio Estado. Enquanto o ensino mostra-se desinteressante por parte dos alunos por ser muito distante de sua realidade, a população se vê abandonada, uma vez que negligência do Governo contribui para que 4 em cada 10 jovens abandonem os estudos, conforme pesquisa do IBGE. Dessa forma, o cenário mostra-se perfeito para que o número de indivíduos não alfabetizados só cresça.

Deve-se ressaltar também que as famílias não cumprem a sua parte, visto que os pais também são responsáveis pelo abandono escolar dos filhos e pela falta de incentivo do estudo através da leitura. O ato de ler é fundamental para ampliar o vocabulário do indivíduo e resolver possíveis problemas de fala ou escrita. Porém é evidente que se os pais não possuem o hábito de ler, dificilmente os filhos o terão, o que vai contra a filosofia de Paulo Freire - pai da educação brasileira, que defende que a educação é o principal meio de transformação social e de diminuição das desigualdades existentes no país. Assim, é possível observar que os brasileiros não veem a leitura como método de aprendizagem e não a valorizam.

CONCLUSÃO

Logo medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Comunicações, deve promover ações de incentivo à leitura nas mídias. Isso deve ser feito através de financiamento de campanhas nos veículos de informação na TV e na internet que enfatizem a importância da educação e da leitura por meio da simulação de situações preconceituosas que indivíduos sofrem quando adultos por não serem alfabetizados. Esta ação tem o objetivo de promover reflexão nos pais a respeito da importância do incentivo à leitura dos filhos e também para que os jovens tenham mais interesse em aprender e vejam a escola como local de transformação e instrumento de ascensão social como desejava Paulo Freire. Assim, os desafios na alfabetização do país seriam superados.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: a escolha vocabular é adequada na redação, de modo que as frases possuem excelente grau de formalidade, impecável. Do ponto de vista gramatical, há uma única ocorrência de pontuação inadequada e problemas de repetição de palavra. Apesar disso, esse caso isolado não atrapalha a nota, mas é sempre bom ter atenção!

COMPETÊNCIA 2: é possível observar conhecimento a estrutura dissertativa-argumentativa da redação, além da separação da introdução, do desenvolvimento e da conclusão. Há uma grande variedade de conhecimentos de outras áreas - e todos se relacionam com o tema de forma precisa. As informações foram muito bem escolhidas, ou seja, somente o que era mais produtivo foi trazido no texto. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: há o conhecimento sobre a importância de argumentar para fortalecer o argumento e você faz isso de forma brilhante e completa. Os dois parágrafos de desenvolvimento contam com tópico frasal (que eles são ótimos para auxiliar na organização das ideias). Além disso, há ainda uso de repertórios pertinentes e análise crítica sobre o assunto, com reflexão e apresentação da relação entre as informações apresentadas. A redação possui ainda projeto de texto, tanto na citação brevemente dos argumentos na introdução quanto na recitação do repertório na conclusão. Ótimo!

COMPETÊNCIA 4: é evidente o conhecimento sobre a importância de usar conectivos, porque há a utilização deles tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Esses e outros mecanismos linguísticos que aparecem ao longo do texto ajudam a garantir a coesão e a coerência textual. Além disso, não há a ocorrência de problemas como gerundismo, escrita de palavras ou uso frequente dos mesmos conectivos. Muito bom!

COMPETÊNCIA 5: na conclusão, você enfatiza a necessidade de resolver o problema discutido e em seguida apresenta uma proposta muito bem construída. Ela evidencia quem fará a ação, como será feita, o que será realizado e qual o objetivo disso, além do detalhamento do agente. Além disso, a proposta é completa, possível de ser colocada em prática e respeita os direitos humanos. Excelente!

Bons estudos e até a próxima!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.